Home Notícias
Notícias - inicial
PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Notícias - inicial
Laboratório de Geoprocessamento recebe geomensores da Serra
Chegam a Santa Catarina as aeronaves que realizarão a nova Aerofotogrametria Estadual
UDESC Lages abre 3 novas vagas para professores efetivos na área de Geomática
Nova norma para georreferenciamento de imóveis rurais é publicada no Diário Oficial da União.
GEO dá suporte a alunos de pós-graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Equipe do GEO recebe treinamento
Departamento de Engenharia Ambiental investe em 2009 mais de R$ 130 mil no Laboratório de Geoprocessamento
Projeto do Laboratório dará apoio ao Plano da Bacia do Rio Canoas
Todas Páginas

 


18/04/2010 

Chegam a Santa Catarina as aeronaves que realizarão a nova Aerofotogrametria Estadual

Aeronaves com Alta Tecnologia Embarcada realizarão os vôos para a concepção da nova Base Cartográfica de Santa Catarina.

 

Na próxima terça feira, dia 20/abril/2010, às 10:30h, o Governador do Estado Leonel A. Pavan estará expondo, no hangar do Governo do Estado no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, para visitação, as aeronaves do Consórcio vencedor do processo licitatório, e que determinarão, em alta definição, a nova base cartográfica do Estado.

 

De maneira inédita e inovadora, o Estado inicia os vôos em todo o território catarinense, com tecnologias avançadas de fotogrametria de alta definição e infravermelho (resolução de 0,39m), que proporcionarão as bases de dados cartográficas para o Planejamento Urbano, Rural e Costeiro nos próximos 40 anos.

 

O novo modelo cartográfico em Santa Catarina, com tecnologia de ponta, constituirá uma ferramenta estratégica para o planejamento dos investimentos públicos e privados nas superfícies das bacias hidrográficas do Estado, visando o desenvolvimento sustentável catarinense.

 

Segundo o Governador Leonel Pavan, a cartografia de elevada precisão é fundamental, pois permitirá que Santa Catarina conheça em detalhe cada metro quadrado de seu território, qualificando os processos de decisão e de descentralização, com a consideração das especificidades territoriais das regiões do Estado.

 

As Aeronaves expostas realizarão vôos com altura média de 2.300 metros, batendo em torno de 60.000 fotos digitais de elevada definição e  tecnologia de infravermelho embarcada, proporcionando informações preciosas para o melhor planejamento urbano, costeiro e avaliação ambiental integrada do Estado.

 

“Poderemos ainda mapear áreas de risco e contribuir com os planos diretores municipais”, afirma o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Flávio Victoria. Os últimos mapeamentos cartográficos no Estado foram realizados na década de 70 (região Meio-oeste) e nas décadas 70 e 80 para as regiões Oeste e Litoral. 

 

A empresa vencedora da licitação e executora do projeto é o Consórcio Engemap/Hipparkhos, de São Paulo.

 

Flávio R. B. Victoria - Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS




 

Design MMDCStudio. Validado XHTML and CSS.